F.A.Q.
A BdMania é uma livraria especializada em banda desenhada, fundamentalmente de origem norte-americana, mas onde também se pode encontrar BD franco-belga, espanhola e japonesa entre outras.
Também tem uma selecção de edições em lingua portuguesa, tanto de autores nacionais, como traduções.
Principalmente vende livros de banda-desenhada, mas também vende muitas outras coisas relacionadas com BD.
Além de livros de ilustração, portfolios, livros técnicos de desenho, de animação, livros de e sobre cinema, livros de ficção-cientifica, etc, também vende merchandise tão diverso como t-shirts, posters, estátuas, bonecos ou action figures.
Pontualmente, calendários, porta-chaves, canecas, enfim, toda uma parafernália de artigos relacionados com banda-desenhada que aparecem no catálogo com que trabalhamos, a PREVIEWS.
O catálogo PREVIEWS é uma publicação mensal, com cerca de 500 páginas, que apresenta centenas de artigos, desde os livros de banda-desenhada a todo o resto mencionado na resposta anterior e muito mais.
Este catálogo está disponivel na BDMANIA para consulta gratuita, no entanto quem quiser pode comprá-lo e consultá-lo calmamente em casa. Depois é só fazer a encomenda à BDMANIA seja ao balcão da loja ou por email.
O método de encomenda da PREVIEWS é algo que convém ficar bem claro, pois muitos clientes não percebem à primeira (nem à segunda!) como funciona;
O catálogo mensal PREVIEWS apresenta os artigos com dois meses de antecedência.
Por exemplo, o catálogo de Janeiro apresenta artigos que serão distribuidos em Março.
Ou seja, este catálogo apresenta artigos que à data de publicação do mesmo AINDA NÃO EXISTEM.
Este método permite aos editores e fabricantes aferir a quantidade “a fazer” de determinado artigo consoante as encomendas dos clientes.
Ora no mês seguinte o catálogo já é outro.
Por isso os clientes estão condicionados a fazer a sua encomenda durante o prazo de validade do mesmo.
Em Fevereiro não é possivel encomendar do catálogo de Janeiro pois a sua validade já terminou, do mesmo modo que em Março não será possivel encomendar do catálogo de Fevereiro.
A PREVIEWS chega à BDMANIA no principio de cada mês. Fica imediatamente disponivel para consulta gratuita ao balcão, e para venda.
A BDMANIA está sujeita a um prazo para fazer a sua encomenda mensal ao distribuidor. Como tal os clientes terão de entregar as suas encomendas um ou dois dias antes.
Lembre-se que a BDMANIA ainda terá de compilar as encomendas de toda a gente, organizá-las numa base de dados, e enviá-las para o distribuidor. Este dia será o limite do prazo do catálogo. A partir dessa data não há garantias que se consiga encomendar um artigo.
Esta data limite varia todos os meses por razões tão diversas como um mês ter 29 ou 31 dias, uma série de feriados no fim do mês, um periodo de férias escolares, um Natal ou um 11 de Setembro.
No entanto, ao balcão da BDMANIA saber-se-á sempre responder a esta questão.
Atrás já dissemos que a PREVIEWS apresenta os artigos com dois meses de antecedência. Pegando no mesmo exemplo, a PREVIEWS de Janeiro apresenta os artigos que sairão em Março. Acontece que os artigos não saiem todos no mesmo dia… Em vez disso vão saindo semanalmente ao longo do mês, como é costume nos EUA, local de origem da PREVIEWS.
A BDMANIA optou por receber a sua carga no final do mês em que os livros são destribuidos nos EUA. Assim, no final de Março a carga da BDMANIA sairá dos EUA chegando a Portugal nos dias seguintes, no principio de Abril.
Normalmente a BDMANIA recebe as novidades no principio de todos os meses.
Eventualmente este ciclo poderá ser alterado, nomeadamente quando a BDMANIA recebe carga quinzenalmente.
Não. É esta parte que muita gente não percebe.
Continuamos com o mesmo exemplo; os livros apresentados na PREVIEWS de Janeiro saiem nos EUA em Março, e chegam à BDMANIA no princípio de Abril.
Ora estes livros só são publicados ao longo de Março, como tal quando chegam à BDMANIA têm dias.
Os livros não chegam com 3 meses de atraso, são é apresentados 3 meses antes de sairem.
Para poder encomendar ou reservar livros à BDMANIA, deverá estar registado na nossa base de dados.
Ao enviar-nos os seus dados pessoais (nome completo, morada, telefone/telemóvel, e-mail) será criada a sua ficha de cliente, sendo atribuido um nº de cliente.
Esse nº poderá identificá-lo, permitindo fazer encomendas ou aderir a um sistema de reserva de livros periódicos semelhante a uma assinatura, a STANDING ORDER.
Depois poderá encomendar usando o nosso impresso, ao balcão, ou por email.
A STANDING ORDER é um sistema semelhante a uma assinatura.
Diga-nos quais os titulos regulares que colecciona e todos os mêses serão reservados os seus exemplares. Não precisa de se preocupar que esgotem, nem precisa de ter medo quando for de férias. Quando voltar os seus livros estão cá guardados à sua espera.
Mas atenção; a STANDING ORDER é um acordo mútuo! A BDMANIA compromete-se a guardar os comics e o cliente compromete-se a vir lavanta-los mensalmente.
Não se paga mais nada… Até se paga é menos!
A BDMANIA practica 2 escalões de desconto exclusivos para clientes com STANDING ORDERS; numa compra de qualquer valor até 50 €uros tem sempre 5% de desconto, num valor superior a 50 €uros tem 10% de desconto, Não há minimo de STANDING ORDERS, basta ter só uma de uma série regular mensal.
Atenção ao “mensal”… Não serve aquele série que sai um nº quando o Rei faz anos!
E o desconto aplica-se a qualquer artigo comprado na BDMANIA, não é só para as STANDING ORDERS…
Não, não é!
Os chineses descobriram a pólvora já há uns séculos, e nós também não nascemos ontem!
Os descontos de STANDING ORDER têm como objectivo premiar o cliente regular, que cumpre com a sua parte de vir buscar o que nos encomendou. Os clientes que ficam meses sem aparecer perdem o desconto
A BDMANIA pode receber livros novos mensalmente ou mesmo quinzenalmente, mas o ideal é que todos os clientes passem uma vez por mês para levantar as suas encomendas. No entanto sabemos que isso nem sempre é possivel pois há clientes que moram longe, outros que vão de férias, alguns que estudam no estrangeiro, etc.
Como tal dois meses parece-nos tempo suficiente para guardar os livros.
Quando chega uma nova remessa mensal de novidades, e ao separar-mos a STANDING ORDER de um clientes ele fica com 3 meses de material acumulado é porque já cá não vem há muito tempo. Perde direito ao desconto e ganha o direito de nós lhe começar-mos a telefonar para casa.
Todos os meses, quando separamos as STANDING ORDERS dos nossos clientes não podemos deixar de ver quem tem livros acumulados. Nessa altura entramos em contacto com o cliente para o lembrar que tem cá coisas reservadas e deve passar o quanto antos para as levantar.
Podemos entrar em contacto por email, telefone, postal ou carta.
Mas atenção; caso não se consiga contactar imediatamente o cliente as STANDING ORDERS são canceladas, ou seja, de futuro deixamos de guardar livros para esse cliente. Mas isso não quer dizer que não tenha de vir buscar o que já cá está guardado.
Como explicado acima a STANDING ORDER é um acordo mútuo! A BDMANIA compromete-se a guardar os comics e o cliente compromete-se a vir lavanta-los mensalmente.
A BDMANIA espera que os seus clientes venham SEMPRE levantar os livros que nos encomendam, mesmo que cancelem as STANDING ORDERS.
Infelizmente alguns clientes “compreendem” que cancelar uma STANDING ORDER é equivalente a não vir buscar toda uma quantidade de livros acumulados!
Não é assim.
O cancelamento de uma STANDING ORDER não tem efeito retroactivo. Só conta a partir da data que é solicitado pelo cliente. TODOS OS LIVROS GUARDADOS ATÉ ESSA DATA SÃO DA RESPONSABILIDADE DO CLIENTE E ESPERA-SE QUE HONRE O SEU COMPROMISSO COMPRANDO-OS.
Dispomos de serviço de venda postal. Este serviço permite ao cliente saber através de um orçamento processado via e-mail, o valor total da sua encomenda.
Depois é só enviar-nos o pagamento através de cheque ou vale-postal dos CTT. O valor dos portes será exactamente o da tabela dos CTT, pagos à cobrança na estação de correios da sua residência.
O cliente poderá optar por receber a sua encomenda todos os meses, de dois em dois meses, ou quando desejar.
Não.
O distribuidor da BDMANIA também não nos deixa desistir de nada. Todos os artigos encomendados são enviados para a BDMANIA, mais tarde ou mais cedo. Consequentemente esperamos que todos os cliente venham buscar o que nos encomendaram.
Sim, claro.
No caso de uma standing order é diferente!!! Aí sim, pode desistir a qualquer altura, mas atenção ao prazo da PREVIEWS. Não se esqueça que quando desiste ainda veem dois comics a caminho… Os tais dois mêses de antecedência da PREVIEWS.
O ideal é cancelar a STANDING ORDER dois numeros antes do último que quer receber.
Não.
Espera-se que todos os clientes assumam as suas encomendas e comprem o que encomendam.
A BDMANIA também não pode devolver nenhum artigo ao seu fornecedor, como tal esperamos que os nossos clientes não nos deixem pendurados com o que nos encomendam.
Imaginem o que seria se as pessoas encomendassem livros ou outros artigos só para verem se gostam, e depois não comprarem!
Alguns clientes fazem isso!!! Um cliente abre ficha e assume no seu nº as encomendas de 2 ou 3 amigos.
O problema é que depois nem sempre todos podem comprar os livros na mesma altura e alguns livros começam a acumular-se.
Desculpas do género “Esses livros são para o meu amigo, ele depois passa cá!” não servem para nós. O cliente que abriu ficha é responsável pela totalidade de artigos encomendados e reservados no seu nº.
A BDMANIA aconselha cada pessoa a abrir ficha de cliente individual. Evita muitas chatices, principalmente com os amigos que acabam por não ter dinheiro para comprar o que encomendaram.
PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL CONTACTE-NOS ATRAVÉS DO EMAIL clientes@bdmania.pt, MAS LEIA BEM AS PERGUNTAS ATÉ AO FIM.