Close

Maio 29, 2019

A Marcha Pela Leitura passou pela livraria BdMania

No dia 23 de Abril de 2019 a livraria BdMania associou-se ao PLANO NACIONAL DE LEITURA para comemorar o Dia Mundial do Livro e colaborar na divulgação da marcha pela leitura.
©Carlos Pinheiro

O Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de Abril, por decisão tomada pela UNESCO em 1995. Procura-se com esta comemoração mundial promover o prazer pela leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores. Neste contexto realizou-se uma marcha pela leitura em Lisboa, que se pretendeu um momento festivo de celebração do livro, dos autores e dos leitores.

A marcha partiu da Praça Luís de Camões, entre o Bairro Alto e o Chiado, pelas 14,30h, com paragens para leitura em voz alta junto a algumas livrarias da zona do Chiado, como a BdMania, a Bertrand, a Férin e a FNAC.
Pela sua proximidade ao Camões, a BdMania foi o primeiro lugar de passagem da marcha.

Se entre a multidão de leitores que participou na marcha houvesse quem ainda não conhecesse a BdMania, a partir de agora já todos sabem que Lisboa tem aqui um importante espaço cultural dedicada à banda desenhada. Para além dos leitores envolvidos na marcha que visitaram a BdMania, Mosi, a autora do recentemente publicado O outro lado de Z foi uma das participantes, usando a porta da BdMania como palco da sua intervenção.

©Nuno Rodrigues
©Jorge Borges

Esta data de 23 de Abril foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores falecidos neste dia, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

Mais informações no site do PLANO NACIONAL DE LEITURA e da UNESCO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *